sexta-feira, 23 de junho de 2023

Octagon - Escola de Assassinos

Título no Brasil: Octagon - Escola de Assassinos
Título Original: The Octagon
Ano de Produção: 1980
País: Estados Unidos
Estúdio: ACG Motion Picture
Direção: Eric Karson
Roteiro: Paul Aaron, Leigh Chapman
Elenco: Chuck Norris, Karen Carlson, Lee Van Cleef

Sinopse: 
Scott James (Chuck Norris) é um mestre em artes marciais que é enviado para um campo de recrutamento e treinamento de combatentes ninjas conhecido por todos como "Octagon". Seus planos mudam porém quando é contratado por uma mulher rica para se vingar de seu irmão, que está envolvido com terrorismo internacional. A luta não será fácil e em pouco tempo ele acaba compreendendo que está aos poucos trilhando um caminho de volta para o temido "Octagon".

Comentários: 
Rodado com apenas 18 mil dólares o filme "The Octagon" foi o primeiro a apostar no estrelismo de Chuck Norris, o baixinho bom de briga que havia ganho notoriedade ao lutar com o mito Bruce Lee no clássico das artes marciais "O Vôo do Dragão" em 1972. Os produtores americanos nunca tinham levado muito à sério esse tipo de filme até que com a morte de Bruce Lee formou-se uma verdadeira legião de fãs nos EUA. Para faturar em cima desse público aos poucos o cinema americano foi investindo nesse tipo de produção. O roteiro era bem simples e apostava em muita pancadaria para agradar aos fãs dos filmes de artes marciais japoneses e chineses. Para espanto de muitos deu certo. "Octagon" encontrou espaço no circuito mais alternativo, formado por cinemas poeiras por todos os EUA. Na época Norris não era conhecido no Brasil e por isso a fita não foi lançada aqui nos cinemas mas ganhou uma edição em VHS pelo selo Hipervídeo anos depois quando ele já fazia sucesso na Cannon. Então se você estiver em busca de entender de onde veio tanta porrada no cinema dos anos 80 uma boa dica é ver esse filme que antecipava muito do que viria nos anos seguintes.

Pablo Aluísio.

3 comentários:

  1. O Chuck Norris era varias vezes campeão de uma modalidade de competição de caratê fajuto, sem contato, se parava o golpe antes de bater e valia pontos, ironicamente, justamente o tipo de arte marcial que o Bruce Lee combatia com a sua filosofia pessoal, seu modo ver a luta na auto defesa. Mas isso não o impediu de se aproveitar da fama de "campeão de luta" do Chuck Norris para trazer mais publico para o seu filme mais caro ate ali, inclusive com locações em Roma e no Coliseu. Hoje o Chuck Norris tem a cara de pau de dizer que o Bruce Lee queria aparecer nas telas batendo no campeão mundial, kkkk. Da vergonha alheia essa entrevista.

    ResponderExcluir
  2. Chuck Norris sempre foi um canastrão, dentro e fora das telas. Seu segredo é que sabia vender muito bem sua imagem pessoal. Ganhou uma carreira no cinema com isso...

    ResponderExcluir